quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Kobe Layer House - Hiroaki Ohtani

Sou fã da arquitetura japonesa desde os tempos de faculdade. Os arquitetos de lá tem uma maneira bastante particular de projetar, além de enfrentarem uma realidade bastante diferente do convencional...



E quando se fala em pequenos espaços, a casa projetada pelo arquiteto Hiroaki Ohtani surpreende em diversos sentidos. Construída em um lote de 33m² (a média nas cidades brasileiras é de aproximadamente 350m²!), a casa tem 2,90m de largura e 80m², estruturada com imensas barras de concreto reciclado (derivados de restos de emendas de trilhos ferroviários) presas umas às outras com varas metálicas.  


Literalmente feita em camadas, seu todo brinca com brilhantemente com jogos de luz e sombra: a iluminação natural se dá pelo topo da construção, pela fachada envidraçada e pelas frestas. O arquiteto também aproveitou o sistema construtivo para "encaixar" escadas e estantes.


Apesar de sua imensa fachada de vidro, a Layer House não possui janelas ou portas convencionais:  e não fosse a banheira instalada no andar superior, também não teria vestígios de branco, muito usado na arquitetura japonesa contemporânea.






3 comentários:

  1. Nossa, todos os espaços são tão bem projetados, e essa escada é linda demais. Gostei muito da idéia. Se eu pudesse mudava tudinho aqui em casa, e ficava assim.

    ResponderExcluir
  2. Oie, vou te por lá do meu ladinho para poder te seguir melhor... Puxa, também sou fã da arquitetura e design japones, às vezes eles conferem soluções tão práticas e de simples raciocínio aos problemas que é de se pensar...Acho fascinente!! Mas, este espaço é pequeno mesmo, até para os padrões japoneses, será que não? Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Que escada maravilhosa! Cheia de estilo e personalidade, adorei! Beijos!

    ResponderExcluir

comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...