segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

pryor house


a pryor house é uma casa pré-fabricada situada em uma colina em montauk, nova york, e projetada pelo escritório masi bates architects. o casal de proprietários levou anos até encontrar o terreno ideal: queriam para a família um lugar que fosse um refúgio do dia-a-dia da cidade, e onde pudessem recordar a adolescência passada em mountauk e interagir com a natureza.  






ao contrário do planejamento arquitetônico residencial comum, o acesso à casa pode ser feito de diversas maneiras, dependendo da ocasião e dos convidados, ao gosto do morador. grandes portas de vidro conectam os ambientes internos com o exterior. uma seqüência de espaços auxiliares cria um ritual contínuo das atividades diárias para a família e amigos.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

novas tecnologias

assistam este vídeo sobre as aplicações de novas tecnologias em vidros. muito interessante!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

design criativo - parte vii






a série "ropes" (cordas, em português), criada por christian haas, combina materiais e técnicas tradicionais de amarração com a tecnologia led. mais em seu site.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

combinação perfeita




essa sala é o exemplo perfeito de que é muito simples decorar um ambiente sem precisar de muito. analisando, este ambiente não conta com nenhum recurso mais sofisticado, apenas pintura, móveis e alguns acessórios e mesmo assim ficou muito aconchegante! destaque para os tapetes, pufes e mesa de centro. já estou ficando com saudade daquele friozinho de inverno...


imagens via micasa

sábado, 19 de fevereiro de 2011

recomendadíssimos - parte iv

cinco sites de revistas nacionais mais que demais! boa leitura!




quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

arquitetura estonteante: meera house

 

 
projetada pelo escritório guz architects, esta casa está localizada na ilha de sentosa, adjacente a cingapura, região de lotes pequenos e edificações bastante próximas. assim sendo, o projeto priorizou manter a privacidade dos moradores, criando muros fechados para as laterais e abrindo pontos de passagem para a iluminação natural na área central da casa.







o projeto foi pensado de maneira que a brisa do mar fosse conduzida de tal maneira que se afunilasse para o centro da edificação, e suas fachadas foram alinhadas de modo que permitisse permeabilidade visual e integração com a vegetação. além disso, cada terraço forneceu uma base para o piso superior, permitindo que o efeito de camadas passasse a sensação de que cada pavimento fosse um andar térreo deitado sobre o jardim...










terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

teste: qual é o seu estilo


corra lá no site da casa e jardim e faça o teste "qual é o seu estilo de decoração", depois venha nos contar qual foi o seu resultado!

o meu foi: contemporâneo

                "ambientes frios não foram feitos para os adeptos da decoração contemporânea. aqui vale tudo para deixar o espaço acolhedor, desde misturar estilos até transformar uma cômoda comprada pela avó nos anos 40 em um aparador – que, para você, combina perfeitamente com a última cadeira desenhada pelo designer philippe starck. você não se incomoda em receber os amigos com filhos na sua sala, pois muitos dos seus móveis podem ser limpos ou lavados facilmente graças a tecidos como algodão e couro. é antenado na moda, adora estampas e tem muita personalidade. preza a praticidade e adora objetos e móveis feitos de acrílico, plástico ou cromados. na hora de escolher o tom da parede, vai do branco ao papel estampado em minutos. diversificar é o seu lema."

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

apartamento em preto e branco


simples e moderno, o belo apartamento em preto e branco foi projetado pelo designer búlgaro jovo bozhinovskidispõe de 2 pisos, sendo cozinha, sala de jantar e home cinema no primeiro andar, e dois quartos e banheiro no superior. entre os materiais utilizados estão a fibra de vidro, mdf com acabamento em laca, pedra, vidro e metal. um deleite minimalista e arrojado, que também pode ser visto no contemporist.



















sábado, 12 de fevereiro de 2011

recomendadíssimos - parte iii

esta semana, no recomendadíssimos, links de blogueiras que publicam a evolução de suas obras. definição de projeto, escolha de materiais, dúvidas e muito, muito aprendizado. aproveitem, e boa leitura!

sua casa: faça você mesmo, da mônica
olha o meu apê, da flavia
fioritura delle arti, da uska
lar, primeiro lar, do daniel e da liliane
futura casinha da renatinha, da renata

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

design criativo - parte vi


redesenhar os espaços com luz, moldando novas funções delineadas pela luz filtrada pelas linhas descontínuas era a intenção do designer asa karner, que criou a silk chair para a alvi.



a cadeira é, de fato, composta por fios de seda, trançados e amarrados a uma estrutura de apoio em madeira de carvalho. a percepção é de que, de algum modo, ela também é permeada por efeitos especiais de luz incomuns para tal objeto.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

curiosidade: fordlândia

  

 hoje o tema do post é um pouco diferente do que costumo publicar. não vou falar de arquitetura, nem de decoração ou design, mas de minha outra paixão: o urbanismo. na verdade, vou entrar na história do urbanismo no brasil, falando de uma cidade-fantasma que poucos sabem que existe, a fordlândia.





fordlândia foi uma cidade construída por henry ford às margens do rio tapajós, no pará, e que foi habitada nas décadas de 20, 30 e 40. ela foi construída em meio à floresta amazônica para o plantio de seringueiras e extração de borracha, então necessária para a fabricação de pneus para a indústria de automóveis ford. a vila americana, composta pelas casas dos administradores vindos dos estados unidos, era de alto nível. possuía gramados para golfe, quadras de tênis, piscina, campos de futebol, clube e cinema. a cidade contava com um dos melhores hospitais da época e o idioma oficial era o inglês.





as pestes, as rebeliões, o problema de falta de mão-de-obra e o surgimento da borracha sintética fizeram com que henry ford deixasse de lado seu projeto e vendesse as terras para o governo brasileiro, tendo um prejuízo de 9 milhões de dólares da época (cerca de 130 milhões de reais atuais). hoje, fordlândia, o eldorado brasileiro, como era chamada, é apenas uma cidade abandonada à beira do rio tapajós.


fordlândia - parte 1

fordlândia - parte 2

abc da amazônia

para saber mais: aventuras na história
                           conexão oeste
                           revista época

sábado, 5 de fevereiro de 2011

recomendadíssimos - parte ii

segue a lista dos cinco indicados da semana. mais uma seleção de blogs nacionais sobre arquitetura e decoração em geral.

minha casa, minha cara, da minha xará (e quase conterrânea) larissa
reciclar e decorar, da fabiana
amc arquitetura, do antonio & mario
orange design, da luiza (também quase conterrânea!)

bom fim de semana e boa leitura! semana que vem tem uma relação de blogs nos quais você pode acompanhar a evolução das obras e mudanças na decoração das casas dos próprios blogueiros!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

como dar um toque pessoal à sua casa

a decoração de uma casa não precisa apenas ter estilo, mas ela deve ter o estilo de seu dono, deve representar seu modo de pensar, suas convicções, seus gostos e seus hábitos.

se você não  sabe como adequar sua casa ao seu estilo, aqui vão algumas dicas para personalizá-la a seu gosto:

- a cor é uma grande aliada na hora de refletir sua personalidade. faça um apanhado com as cores que mais gosta e monte um esquema de cores para seu lar. pode ser uma casa com base neutra e apenas algumas pinceladas de cor para pessoas mais tranquilas, ou uma casa bem colorida para temperamentos mais fortes, por exemplo;







- outro elemento que pode dar um toque mais pessoal para o ambiente é a fotografia. e neste caso não precisa necessariamente ser do dono da casa ou de amigos e membros da família. uma imagem que tenha algum significado já está valendo. neste sentido também podemos incluir pôsters e cartões em geral. a disposição fica a critério do morador: pode ser em arranjos com vários quadros dispostos na parede de maneira simétrica, ou pode seguir uma combinação feita com modelos e tamanhos diferentes. podem ser expostas em porta-retratos e distribuídas sobre alguns móveis, ou até mesmo aparecer em murais; 













- outra alternativa fácil, rápida e barata são os adesivos. existem várias lojas virtuais e infinitas opções para sua casa! particularmente, gosto do uso de frases que refletem a maneira de pensar do morador. também acredito que se deva tomar cuidado com o uso dos adesivos: para que não fique exagerado, banalizado, ele deve ser usado apenas como um detalhe. pinturas feitas à mão também caem muito bem...





- lançar mão de objetos colecionáveis na decoração também traz um efeito bastante particular. se você ama selos, por exemplo, que tal emoldurá-los para expor em algum cantinho especial? ou então, se você tem um estilo despojado, as toy arts são objetos divertidíssimos para alegrar seu ambiente!



não importa se você é mais intimista, clean, high tech, bicho grilo ou fã de rock`n`roll, sua casa é o reflexo de quem você é. personalizar o seu lar não quer dizer apenas decorar para receber visitas, é uma maneira de se apropriar do lugar e estreitar os seus laços com o próprio espaço.


imagens: casa, casa e jardim, assim eu gosto, lar dulci lar, isto é gente

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...