quando falamos em decoração, o compromisso com a sustentabilidade do planeta é sinônimo de consciência e atitude. o uso de materiais naturais, provenientes de áreas de manejo, reciclados ou produzidos com o mínimo de impacto faz toda a diferença. a economia de energia com transporte faz dos produtos regionais um ponto alto da arquitetura e da decoração, além de estimular a economia local. cresce também a preferência pelo reuso de materiais, como madeira e tijolos de demolição, que - além de super charmosos - existem em abundância no mercado.
nos projetos de decoração com foco na sustentabilidade, há várias maneiras de agregar valor. buscar materiais alternativos e tomar bastante atenção na escolha do piso, da iluminação, dos materiais de revestimento, cortinas, tapetes e até mesmo nos objetos de decoração periféricos. atitudes como a troca de fibras sintéticas por fibras naturais, a compra de produtos provenientes de organizações não-governamentais e associações de produtores, o não uso de materiais cujo resultado final dependa de trabalhos em condições insalubres trazem benefícios para toda a cadeia produtiva.
hoje posso ver um novo cenário sendo desenhado em termos de arquitetura. no mundo todo (aqui no brasil de maneira mais tardia, infelizmente) percebe-se a possibilidade de uso de diferentes materiais de fechamento. penso que muito em breve materiais provenientes de lixo náutico ou sobras e descartes de indústria estarão incorporados nos edifícios e residências com muito mais frequência... (ou, pelo menos, espero!)
Parabéns pelo blog de vocês. Achei demais!
ResponderExcluirMuito interessante esse post sobre meioambiente e decoração, que é uma tendência de mercado.
Gostei muito também da obra de arte apoiada no chão da primeira foto.
Eu sou artista e minha arte se relaciona com a sustentabilidade de diversas formas, primeiro os materiais que uso que são sempre a base d'água e com menos metais pesados, pinto sobre tecidos crus e geralmente orgânicos, uso chassis de madeira certificada e alguns até de reaproveitamento. E também pelo tema que abordo: um contraste entre um futuro ideal que desejamos e os desastres ambientais que ocorrem cada vez com mais frequencia. Tudo de uma forma muito sutil e abstrata.
Gostaria que vocês conhecessem, OK? Meu site é http://quim.com.br
Abs, Quim Alcantara