segunda-feira, 29 de junho de 2009

a cor na decoração - parte I - cinza

Considerada por muitos uma cor inerte, o cinza vem aos poucos assumindo posição de destaque no mundo da arquitetura e da decoração. Neutro e reservado, ele valoriza as tonalidades fortes e vem sendo escolhido como a cor predominante nos mais variados projetos.
na arquitetura, ele aparece em pisos e paredes inteiras. Revestimentos como o cimento queimado têm sido usados em larga escala na construção civil.
Na decoração, o cinza está presente combinado com outros tons. O vermelho, por exemplo, carrega o cinza de energia e o resultado é uma combinação elegante entre equilíbrio e vigor. Estofados sóbrios e cinzentos adquirem vivacidade ao receber almofadas ou mantas vermelhas. O cinza acompanhado do amarelo também produz um efeito animador. O amarelo trabalha o sistema nervoso e estimula o otimismo. É uma combinação moderna, que agrada muito aos intelectuais - tanto uma quanto a outra tonalidade relacionam-se com a inteligência e a capacidade mental (não vamos esquecer que o cinza é a cor do cérebro). Com o azul, a relação é diferente. Os dois tons são indicados para os ambientes que pedem calma e sossego. Estimulam a consciência interior e ajudam as pessoas a lidar com inquietude e inaptidão. Mas é preciso usar a dupla com moderação - ambas as cores são consideradas de energia fria. O cinza e o verde formam um duo que conduz a mente ao relaxamento, à receptividade e à harmonia. Com o delicado rosa, o cinza forma uma combinação sofisticada. A dupla esquenta ambientes frios ou espaços muito sérios.

Esta casa, projetada pela AMC Arquitetura fica no Pacaembu, e em toda sua fachada blocos de concreto ficam em exposição.

Já neste projeto de Marcio Kogan, o cinza está presente no concreto que emoldura a grande fachada envidraçada.

A suíte dos recém-casados (Casa Cor Paraná) mescla tons de branco com cinza. A textura das almofadas tornam o ambiente mais acolhedor.

Neste quarto jovem, o cinza dá um ar introspectivo. Presente em várias tonalidades diferentes, pode ser observado na cortina, prateleiras, paredes e acessórios.
Veja mais em: mundo cor, coral, bons fluidos

sexta-feira, 26 de junho de 2009


Olhe bem para a peça acima. Sozinha, é como o ditado diz: não faz verão. Mas você consegue imaginar o efeito que diversas destas peças, juntas, conseguem criar? Então veja:







Gostou? Idéia simples que pode ser facilmente aplicada por simples mortais. Da Oldsjo.



O que a Ponto Arquitetura pode fazer por você e sua família


Todos nós temos uma idéia da casa dos nossos sonhos. Pode ser uma casa que você viu em uma revista, a casa de praia de um amigo ou a soma de várias partes de casas que você viu por aí e gostou. Existem, ainda, seus hábitos e necessidades e os de sua família. Se você gosta de fazer churrascos nos fins-de-semana e convidar seus amigos, certamente gostaria de ter um belo jardim com uma boa churrasqueira. Ou então, uma cozinha grande, bonita e prática, um lugar especial para você testar as suas receitas.
Se você realmente quer morar em uma casa que atende às suas necessidades, cujos espaços traduzam aquilo que você é e o que gosta de fazer, que tira máximo proveito do terreno, é bonita e confortável, não adianta abrir um livro ou revista e dizer: “eu quero uma casa igual a essa”. Em primeiro lugar, você precisa ter um projeto do que vai construir. E um projeto não é uma planta baixa da casa. A planta ou as plantas da casa representam o projeto, que é uma idéia, uma concepção de espaço. Somente através do projeto você pode planejar e definir como a casa será.
E o que envolve o projeto e como um arquiteto pode ajudá-lo? O arquiteto tem a habilidade de conceber espaços, escolhendo entre infinitas possibilidades e fatores aqueles que vão prevalecer. Essa tarefa não é tão simples quanto parece. Isso porque não é uma questão de beleza somente. Não adianta simplesmente juntar pedaços de casas bonitas. O resultado não será o melhor. Envolve conhecimento de arte, de tecnologia dos materiais, habilidades para compreender e traduzir hábitos e necessidades. O terreno, o seu entorno, a sua região também devem ser considerados. A sua casa deve ter conforto ambiental – iluminação, ventilação, etc… adequados. Existe, ainda, uma série de fatores que devem ser considerados ( como, por exemplo, o valor que pode ou quer investir ). A arquitetura é, portanto, criação e habilidade. E conhecimento – de arte e aspectos técnicos – são as bases para um bom projeto.
Esta é a diferença entre fazer um planta de uma casa e elaborar um projeto verdadeiro. Fazer plantas está ao alcance de qualquer pessoa. Criar, conceber espaços, não. Para isso, é necessário ser profissional. O arquiteto, poderá, portanto, criar a casa ideal para você e sua família, considerando todos os inúmeros aspectos e possibilidades. O resultado: uma casa sob medida, cuja construção se apóia em um projeto arquitênico belo e de verdadeira qualidade. O investimento vale a pena, porque uma casa sem projeto ou com um projeto ruim estará para sempre comprometida, não importa o quanto você gaste para construi-la.
Além do projeto, a Ponto Arquitetura pode ajudá-lo com a obra, fazendo o acompanhamento e administração. Pode, inclusive, sugerir e se encarregar das compras dos materiais a serem utilizados. Essa é uma boa opção a ser considerada, pois a qualidade da construção, do acabamento, definição de detalhes também refletem diretamente no resultado final. Além disso, você garante que a casa se mantenha coerente e na mesma linguagem, desde o projeto até os materiais utilizados para acabamento. cadhouse
Para um quarto infantil, ou mesmo para um ambiente mais romântico, as linhas de luminárias Delight e Coron são perfeitas! Feitas de feltro com delicados recortes, elas dão charme a qualquer ambiente. Na 2 Jane, e idéia da Mixko.

























































































LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...