segunda-feira, 29 de junho de 2009

a cor na decoração - parte I - cinza

Considerada por muitos uma cor inerte, o cinza vem aos poucos assumindo posição de destaque no mundo da arquitetura e da decoração. Neutro e reservado, ele valoriza as tonalidades fortes e vem sendo escolhido como a cor predominante nos mais variados projetos.
na arquitetura, ele aparece em pisos e paredes inteiras. Revestimentos como o cimento queimado têm sido usados em larga escala na construção civil.
Na decoração, o cinza está presente combinado com outros tons. O vermelho, por exemplo, carrega o cinza de energia e o resultado é uma combinação elegante entre equilíbrio e vigor. Estofados sóbrios e cinzentos adquirem vivacidade ao receber almofadas ou mantas vermelhas. O cinza acompanhado do amarelo também produz um efeito animador. O amarelo trabalha o sistema nervoso e estimula o otimismo. É uma combinação moderna, que agrada muito aos intelectuais - tanto uma quanto a outra tonalidade relacionam-se com a inteligência e a capacidade mental (não vamos esquecer que o cinza é a cor do cérebro). Com o azul, a relação é diferente. Os dois tons são indicados para os ambientes que pedem calma e sossego. Estimulam a consciência interior e ajudam as pessoas a lidar com inquietude e inaptidão. Mas é preciso usar a dupla com moderação - ambas as cores são consideradas de energia fria. O cinza e o verde formam um duo que conduz a mente ao relaxamento, à receptividade e à harmonia. Com o delicado rosa, o cinza forma uma combinação sofisticada. A dupla esquenta ambientes frios ou espaços muito sérios.

Esta casa, projetada pela AMC Arquitetura fica no Pacaembu, e em toda sua fachada blocos de concreto ficam em exposição.

Já neste projeto de Marcio Kogan, o cinza está presente no concreto que emoldura a grande fachada envidraçada.

A suíte dos recém-casados (Casa Cor Paraná) mescla tons de branco com cinza. A textura das almofadas tornam o ambiente mais acolhedor.

Neste quarto jovem, o cinza dá um ar introspectivo. Presente em várias tonalidades diferentes, pode ser observado na cortina, prateleiras, paredes e acessórios.
Veja mais em: mundo cor, coral, bons fluidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...