quarta-feira, 30 de maio de 2012

hoje fiquei toda prosa!!!
no início da semana fui procurada por uma amiga que está finalizando seu trabalho de conclusão de curso para  dar algumas palavras sobre os rumos da arquitetura e do design (tema que tenho estudado intensamente para o curso de mestrado em design da ufsc). 
e agora pela manhã li a publicação... não pude deixar de compartilhar com vocês!!! aproveitando, convido a todos para um acesso ao blog da manu: tem muuuuuita informação interessante por lá!!!

Mode Quê? Entrevista


O Mode Quê? traz para esta entrevista, a participação de Laryssa Tarachucky, arquiteta e urbanista, aluna ouvinte do curso de mestrado em design - UFSC, que nos responde sobre tendência, arquitetura e moda!


MQ?: Observando os rumos da arquitetura e também design de interiores, quais você diriam, são as próximas tendências?
Laryssa: Em uma rápida análise, avaliando os processos de transformação social global, vejo três grandes vertentes se firmando no cenário, tanto para na arquitetura, que faz parte de um processo mais lento e duradouro, quanto para o design, que possui um caráter mais efêmero. São elas: um movimento reacionário, do qual faz parte uma parcela da população que começa a se voltar às questões políticas, econômicas e sociais; um movimento afirmativo, que vem como uma resposta a uma certa necessidade de diferenciação, tornar-se único, etc; e um movimento sensorial, com ações em busca da felicidade e elevação espiritual. E dentro delas podem se encaixar fatores comuns, a exemplo da preocupação com o meio ambiente, na inovação tecnológica, entre outros.

MQ?: Diante do cenário atual, quais são os elementos de identidade nacional que você encara como tendências em potencial para as áreas criativas?
Laryssa: A produção nacional na área de design já deixou de ser uma mera observadora das tendências européias e tem criado uma identidade bastante forte (o que talvez ainda não esteja acontecendo tão intensamente na arquitetura). Vejo o folclore brasileiro como um campo a ser explorado, bem como regionalismos, culturas locais, seja o mineiro mansinho ou o gaúcho macho (tchê!), seja a vila pesqueira ou a comunidade afro dos morros e favelas.


MQ?: Para você, contemporaneamente quais são os arquitetos mais inovadores?
Laryssa: Nacionalmente, vejo personalidades como Guto Requena, Marcio Kogan, Arthur Casas, Isay Weinfield e o escritório Tryptique. Já no exterior, não dá para negar a influência e o trabalho de Zaha Hadid, A-cero, Coop Himmelblau, Steven Holl, entre outros.


MQ?: Levando em conta a dinâmica da sociedade atual, de que forma você acredita que se dá o diálogo entre moda e arquitetura?
Laryssa: Acredito que ambos seguem caminhos bastante semelhantes, ambos respondem às mesmas "intuições". A cultura, a tecnologia, os fatores econômicos, sociais e ambientais, as emoções... tudo isso gera fragmentos de peças, pedaços que flutuam no ar e no inconsciente das pessoas, e tanto a moda quanto a arquitetura ou o design respondem a um mesmo cenário, apenas de perspectivas diferentes.
Agradecemos sinceramente à disposição e gentileza de Laryssa em compartilhar seus conhecimentos, suas referências e opiniões. Obrigada!

4 comentários:

  1. Parabéns Laryssa, adorei a entrevista, bjos!

    ResponderExcluir
  2. Hello! After visiting your blog, I invite you to join us in the "International Directory Blogspot"
    For this is the very simple, just follow our blog, enter your Country, your blog url, and you will automatically integrate into the Country list.
    We are fortunate to be on the Blogspot platform that offers the opportunity to speak to the world to share with us the different passions, fashion, paintings, artwork, photos, poems and so be able to find in other countries people with similar passions.
    I think this community could also interest you.
    We ask that you follow the blog "Directory"
    Follow our blog gives you twice as many possibilities of visits to your blog! Thank you for your understanding
    Please follow our blog is very appreciate
    Have a great day with the hope that you follow our blog "Directory".
    After your approval to join us, you will receive your badge
    Regards
    Chris
    I follow you blog
    To find out, click on the link below:
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/

    Olá! Depois de visitar o seu blog, convido-vos a se juntar a nós no "Blogspot Diretório Internacional"
    Para isso é algo muito simples, basta seguir o nosso blog, digite seu País, seu url do blog, e você será automaticamente integrar a lista de países.
    Temos a sorte de estar na plataforma Blogspot, que oferece a oportunidade de falar ao mundo para compartilhar conosco as paixões diferentes, moda, pinturas, ilustrações, fotos, poemas e assim ser capaz de encontrar em outros países pessoas com paixões semelhantes.
    Eu acho que esta comunidade também poderia interessá-lo.
    Tenha um ótimo dia com a esperança de que você siga o nosso blog "Directory".
    Após a sua aprovação para se juntar a nós, você vai receber o seu crachá
    Atenciosamente
    Chris
    Para descobrir, clique no link abaixo:
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá PONTO ARQUITETURA,
    Muito bom seu blog...
    Estava procurando blogs relacionados com essa área...É parei para ler o seu...
    Tenho um blog que fala sobre DESIGN...
    Venha, passe por lá faça um comentário...
    Abraços...

    ResponderExcluir
  4. Oiiiiiiii

    Corre lá no blog que tem um sorteio de uma almofada super moderna rolando! Não deixe de participar!

    http://comprandomeuape.blogspot.com.br/

    Boa sorte!
    Bjs

    ResponderExcluir

comente!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...